Secretariado

Etec José Martimiano da Silva oferece em sua sede cursos de Secretariado na modalidade Técnico Presencial no período manhã.

Veja Aqui quem é o coordenador do curso!

Conheça a equipe de professores!

Siga-nos no Instagram

De acordo com o Plano de Curso

O profissional de Secretariado é uma das mais célebres profissões do mundo, remota à Antiguidade. Atualmente o profissional de secretariado atua como um “filtro” da organização, onde a maior parte dos problemas é gerenciada por ele, sem que sejam levados pequenos problemas para o executivo. Ao executivo, cabe à decisão final apenas em casos de extrema importância e que representem riscos para a organização. Deixou de administrar agenda, barrar telefonemas indesejáveis e taquigrafar as cartas ditadas pelo executivo.
O profissional de secretariado, na maioria das empresas, seja qual for o seu porte ou sua área de atuação, ocupa funções e atribuições estratégicas e atividades como atendimento ao cliente; negociações com fornecedores e gerenciamento de informações, tornaram-se cada vez mais comuns no seu dia-a-dia.
O novo perfil do profissional de secretariado exige o desenvolvimento de novas habilidades e competências para desempenhar suas atribuições e responsabilidades com eficiência e eficácia.
A evolução deste profissional atinge novo status e responsabilidades. É necessário que o profissional de secretariado desenvolva seu talento de forma empreendedora e polivalente.
Por ser uma profissão e não apenas uma função, é importante buscar o aperfeiçoamento e atualização em outras áreas. As empresas buscam profissionais com perfil de assessor e facilitador, que não atendam apenas aos executivos, mas também estejam em consonância com as metas e resultados da organização, sendo elo entre a empresa, clientes internos e externos, coordenando informações e administrando conflitos e relacionamentos.
Considerando as alterações do perfil do profissional de Secretariado e atendendo a demanda do mercado de trabalho, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza propõe um novo Plano de Curso para a Habilitação Profissional de TÉCNICO EM SECRETARIADO, que seja voltado às novas especificidades desse profissional no contexto sócio profissional atual.

Habilitação Técnica e Grade Curricular:

Fonte: Plano de Curso – 182: Técnico em Secretariado
Fonte: Plano de Curso – 182: Técnico em Secretariado

É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando posições de destaque e se tornando bastante estratégica. Nos escritórios, o profissional pode atuar como recepcionista ou assistente administrativo. É responsável pelo primeiro atendimento dos clientes e presta informações, além de organizar o ambiente de trabalho, arquivar documentos, redigir cartas, ofícios e comunicados.

Os alunos do técnico em secretariado aprendem línguas estrangeiras como Inglês e Espanhol durante os três semestres, assessoramento de eventos e empresarial, gestão financeira e contábil entre outros.

A versatilidade desse profissional faz com que o mercado de trabalho seja amplo. Existem oportunidades de emprego em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. As áreas que concentram o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias