Nutrição e Dietética

Etec José Martimiano da Silva oferece em sua sede cursos de Nutrição e Dietética na modalidade Técnico Presencial nos períodos tarde e noite.

Nos siga no Instagram

De acordo com o Plano de Curso

Mesmo dentro de um contexto de turbulências econômicas, políticas e sociais, o Brasil mudou substancialmente nos últimos cinquenta anos, seja por conta de fatores externos, derivados de um mundo globalizado, ou pelo próprio desenvolvimento do país.
Observa-se que os termos de ocupação territorial foram invertidos, já que em meados de 1950 a população era substancialmente rural (66%) e atualmente cerca de 80% da população reside nos grandes centros urbanos.
Devido à globalização e ao aumento do número de mulheres que trabalham fora de casa, observa-se um maior consumo de produtos industrializados e de refeições realizadas fora do lar.
O excesso de peso e a obesidade são considerados problemas de saúde mundial, que têm aumentado principalmente nas áreas urbanas de países com rendas média ou baixa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 2,3 bilhões de adultos terão excesso de peso e mais de 700 milhões serão obesos em 2015.
A POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) 2002-2003 levantou que o país tinha cerca de 38,6 milhões de pessoas com peso acima do recomendado, o equivalente a 40,6% de sua população adulta. Deste total, 10,5 milhões eram obesos. Na POF 2008-2009, o excesso de peso em homens adultos saltou para 50,1% e ultrapassou, em 2008-2009, o das mulheres, que foi para 48%.
No Brasil, as prevalências do excesso de peso e obesidade em adultos aumentaram desde os estudos conduzidos na década de 1970, sendo que, mesmo em crianças e adolescentes, prevalências mais elevadas têm sido observadas recentemente. Considerando a relação entre obesidade na infância e na idade adulta, é bastante provável que este problema de saúde pública fique ainda mais preocupante nas próximas décadas.
Torna-se imprescindível que profissionais da área da Saúde divulguem informações que promovam a melhoria da qualidade de vida e garantam a segurança alimentar nas Unidades Produtoras de Refeições (UPR), portanto o campo de trabalho do profissional de nutrição se amplia, ganhando projeção, em função da exigência que caracteriza o mercado.

Habilitação Técnica e Grade Curricular:

Fonte: Plano de Curso – 203: Técnico em  Nutrição e Dietética
Fonte: Plano de Curso – 203: Técnico em  Nutrição e Dietética

Coordenador do curso Técnico

Etec José Martiminano da Silva – Sede:  Erika da Silva B. Moura

Horários de Atendimento:

  • Terça-Feira: 07:20 ás 7:40.
  • Quarta-Feira: 13:30 ás 18:15.
  • Quinta-Feira: 07:15 ás 11:40 e 13:00 15:30.
  • Sexta-Feira: 18:00 ás 21:00.


Acompanhe as noticias e postagens do curso! 
Clique aqui e compartilhe!

O Técnico em Nutrição &  Dietética é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Pode trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais. Também pode realizar atividades em creches ou escolas, prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos em supermercados.

Veja a fala da coordenadora de 2020