Eletrotécnica

A Etec José Martimiano da Silva oferece em sua sede cursos de Eletrotécnica nas modalidades Técnico Presencial no período noite e Técnico Integrado ao médio nos períodos manhã e tarde.

Veja Aqui quem é o coordenador do curso!

De acordo com o Plano de Curso

O aluno durante o curso vai aprender a executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos.

A indústria elétrica e eletrônica ocupa lugar proeminente na malha produtiva nacional. Trata-se de um setor que irradia o avanço tecnológico, o que acarreta intenso efeito multiplicador sobre o conjunto da economia. Mais que isso: o setor é a base para uma verdadeira revolução tecnológica, com mudança radical nos processos de produção e com o desenvolvimento de novos produtos. A qualidade e a magnitude da oferta de produtos elétricos e eletrônicos acabam condicionando as operações e a eficiência de outros segmentos da economia.
Um estudo feito pela ABINEE, no ano de 2009, teve por objetivo formular proposições de políticas que permitam a construção de uma nova trajetória para a indústria elétrica e eletrônica brasileira. Pretendendo-se assim alcançar, em 2020, uma estrutura renovada capaz de proporcionar ao setor, ao conjunto da indústria e da economia brasileiras uma dinâmica de excelência internacional, fundada na obtenção de resultados com alto valor agregado.

Quanto ao mercado, segundo a Abinee, para a área elétrica, a perspectiva é de forte crescimento. O aumento da demanda interna deste setor deve ser intensificado pelo crescimento da indústria doméstica e pelos planos de investimentos do governo, principalmente nas áreas de energia elétrica e construção civil, além dos investimentos nas atividades petrolíferas previstos para os próximos anos.
Pelo “tamanho” e, especialmente, pela intensidade do desenvolvimento tecnológico, a indústria elétrica e eletrônica doméstica possui efeito multiplicador em diversos outros segmentos da economia: as plantas industriais em geral dependem de equipamentos (como motores), materiais elétricos de instalação e sistemas de automação, e todas as empresas de bens e serviços demandam equipamentos de telecomunicações e de informática.
Mais que isso: o país todo depende de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Portanto, a qualidade e a magnitude da oferta de produtos elétricos e eletrônicos acabam condicionando as operações e a eficiência de outros segmentos da economia e, por isso, a referida indústria é estratégica para o desenvolvimento nacional.

Habilitação Técnica e Grade Curricular:


Acompanhe as noticias e postagens do curso! 
Clique aqui e compartilhe!

Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio

O ensino médio e técnico da Etec José Martimiano da Silva oferece aos alunos a Base Nacional Comum e a Parte Técnica referente ao curso escolhido pelo estudante. As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes.  Já as disciplinas da Parte Técnica objetivam a formação do aluno para o exercício de uma profissão