Administração

A Etec José Martimiano da Silva oferece em sua sede cursos de Administração nas modalidades Técnico Presencial no período tarde e Técnico Integrado ao médio nos períodos manhã e tarde. Na extensão EE Profª Amelia dos Santos Musa oferece o curso Técnico Presencial no período da noite. Na extensão em Sertãozinho EE Winston Churchill oferece o curso Técnico a noite e a modalidade Técnico Integrado ao médio nos períodos manha e tarde. Nas classes descentralizadas de Dumont, Barrinha, Pontal e Pradópolis são oferecidos no período da noite o técnico Presencial.

Veja Aqui quem é o coordenador do curso!

Equipe de professores!

Habilitação Técnica e Grade Curricular:

Fonte: Plano de Curso – 421: Técnico em Administração
Fonte: Plano de Curso – 421: Técnico em Administração

De acordo com as atribuições elencadas no Plano de Curso:

Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais. Nessa profissão, seja em organizações públicas, mistas ou privadas, é necessário tomar decisões constantemente. Por isso, não basta o bom senso, é preciso preparo, conhecimento, determinação, liderança e dominar métodos e técnicas de trabalho em equipe.
O profissional trabalha em praticamente todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia da companhia e pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e humanos. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida dos processos de admissão, treinamento e demissão. Organiza planos de carreira e programas de benefícios.
Outra possibilidade é atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra. No setor financeiro, opera nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Pode se envolver, ainda, com a publicidade e o marketing.
O administrador trabalha em diversos setores das organizações não governamentais, mistas, das empresas públicas e aquelas dedicadas ao comércio eletrônico.
O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo.
Apesar disso, o mercado de trabalho para administração no Brasil está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de área técnica, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica.

Administração Integrado ao Ensino Médio – ETIM

O ensino médio e técnico da Etec José Martimiano da Silva oferece aos alunos a Base Nacional Comum e a Parte Técnica referente ao curso escolhido pelo estudante. As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes.  Já as disciplinas da Parte Técnica objetivam a formação do aluno para o exercício de uma profissão.