Aproveitamento de Estudos

Aproveitamento de Estudos (Dispensa de Disciplinas):

Aproveitamento de Estudos é a dispensa de atividade acadêmica cursada em outra Instituição (Ensino Técnico ou Superior), do país, desde que considerada, pela comissão responsável, equivalente à ministrada no curso em questão.

Prazo para solicitação via NSA e envio dos documentos: 05/03/2021

O aluno deverá frequentar todas as aulas normalmente até que o pedido seja deferido pela Comissão. O descumprimento desta norma implicará em faltas que não serão retiradas caso haja indeferimento de sua solicitação.

Passo a Passo para solicitar o Aproveitamento de Estudos

Siga as orientações para solicitar no NSA e após isso enviar os documentos AQUI!

Primeiro acesse o NSA!

Informe seu RM e SENHA.

Caso tenha esquecido ou não
saiba, clique em: esqueci a senha,
e informe o número de nossa Etec:
074

Na tela inicial, vá ao Menu Diário e clique em Aproveitamento de Estudos

Clique em VER/SOLICITAR para dar continuidade.

Especifique o MOTIVO.

  1. Retido no módulo/série – caso tenha ficado retido no módulo e está cursando novamente o mesmo módulo, você poderá solicitar aproveitamento das disciplinas que tenha sido aprovado no semestre anterior (cópia do boletim escolar).
  2. Cursou o componente em outra Escola – esta opção deverá ser selecionada caso você já tenha cursado a disciplina em outra escola técnica ou de ensino superior. Você deverá anexar ao seu requerimento documentos comprobatórios (cópia do Histórico de conclusão do curso e Conteúdo Programático da disciplina em questão – deverá ser solicitado na instituição de ensino anterior).
  3. Cursou na Etec – Caso você já tenha concluído um curso em nossa unidade, e já cursou tal disciplina, deverá selecionar esta opção. Você deverá anexar ao seu requerimento documento comprobatório (cópia do Histórico de Conclusão do curso).
  4. Trabalha na Área – Caso você já trabalhe e possua experiência na área, poderá solicitar aproveitamento por esta opção. Você deverá anexar ao seu requerimento documento comprobatório (cópia da sua Carteira de Trabalho comprovando experiência na área relacionada à disciplina por exemplo).

Na Sequencia Você deverá preencher os campos solicitados corretamente. Sendo que:
Escola: Instituição de ensino onde você concluiu o curso;
Curso: Nomenclatura do curso como consta no Histórico Escolar;
Módulo/Série: Deverá ser selecionado qual módulo ou série você concluiu a disciplina em questão;
Ano de conclusão: deverá digitar o Ano que você concluiu a disciplina em questão;
Semestre de conclusão: deverá ser selecionado qual semestre foi cursada tal disciplina (1º ou 2º semestre).

Após o preenchimento correto de todas as informações, você deve clicar em SALVAR SOLICITAÇÃO.

Estes Passos deverão ser realizados para cada disciplina a ser solicitado o aproveitamento de estudos.

Ao finalizar, na tabela inicial, será descrito como PENDENTE o deferimento da disciplina.

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR OS DOCUMENTOS EM PDF!

OBS: O acesso ao formulário Forms se dará mediante login no e-mail institucional.

DICA: UTILIZE O INTERNET EXPLORER (DA MICROSOFT) E O E-MAIL INSTITUCIONAL PARA ABRIR O FORMULÁRIO!


NORMAS

Observadas as normas do sistema de ensino, a Etec poderá avaliar, reconhecer e certificar competências adquiridas pelo interessado em:

I – componentes curriculares ou cursos, concluídos com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras escolas;

II – em estudos realizados fora do sistema formal de ensino;

III – no trabalho ou na experiência extraescolar.

O processo de aproveitamento de estudos, avaliação, reconhecimento e certificação de competências será realizado por uma comissão de professores, designada pela Direção que, para isso, utilizará exame de documentos (a responsabilidade da entrega dos mesmos é do solicitante), entrevistas, provas escritas ou práticas ou de outros instrumentos e emitirá parecer conclusivo validando ou não as competências desenvolvidas. As competências reconhecidas poderão ser aproveitadas pelo aluno para fins de classificação ou prosseguimento de estudos.

A comissão docente supramencionada, poderá indicar a dispensa parcial ou total de componentes curriculares do módulo para fins de continuidade de estudos. Na educação profissional, serão utilizados como referência no processo de avaliação, reconhecimento e certificação de competências o plano de curso e o perfil profissional de conclusão da habilitação profissional de técnico.

O aluno retido em qualquer módulo da educação profissional poderá optar por cursar apenas os componentes curriculares em que foi retido, ficando dispensado daqueles em que obteve promoção, mediante solicitação do próprio aluno ou, se menor, de seu responsável legal, na Secretaria Acadêmica da unidade escolar.