Alunos da Etec de Ribeirão Preto participam da Feira do Livro – ano 2021

A Etec de Ribeirão Preto sempre teve participação ativa nos eventos da cidade, especialmente na Feira do Livro! Todos os anos nossos alunos participam da feira de forma ativa, com exposições, workshops, pinturas ao ar livre, etc. Este ano não poderia se diferente! Alguns cursos participaram do projeto Combinando Palavras com produções belíssimas! Veja no vídeo publicado no youtube e no site do combinando palavras todos os trabalhos!

Os alunos dos cursos técnicos em Design de Interiores, Edificações, Nutrição e Dietética, Cozinha e do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) participaram hoje, 26/08, do evento transmitido ao vivo!

Os trabalhos foram inspirados na obra do poeta mineiro radicado em Taboão da Serra (Região Metropolitana de São Paulo), Sérgio Vaz. Ele é cofundador do Sarau Da Cooperifa, movimento literário que transformou um bar na periferia da Capital em centro cultural e um dos precursores na divulgação da literatura periférica.

O poeta Sérgio Vaz com parte da produção que recebeu de presente dos alunos l Foto: Divulgação

A assessoria de imprensa do CENTRO PAULA SOUZA publicou uma nota sobre a participação:

“Traduzir poesia em objetos materiais. Esse foi o desafio de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, localizada em Ribeirão Preto. Dentro do projeto Combinando Palavras, da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, alunos do Ensino Técnico e do Ensino Técnico Integrado ao Médio desenvolveram, além de textos, produtos ligados aos cursos que frequentam.

Alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Nutrição e Dietética, por exemplo, desenvolveram receitas como trufas de chocolate, pão de mel, pão sírio, bolachas de gengibre confeitadas, cup cakes, molho de pimenta defumada, geleia e caponata de berinjela. “É uma metáfora entre a saciedade da fome pela comida e do conhecimento pelos livros”, explica a coordenadora dos dois cursos, Érika Bronzi.

Já os estudantes de Design de Interiores criaram uma luminária feita em cobre reciclável e madeira de lei. “O objeto foi inspirado em um trecho de um livro do autor que fala sobre bipolaridade”, revela a arquiteta e professora do curso, Denise Vieira.

Alunos dos cursos técnicos de Administração e Edificações integrados ao Ensino Médio também produziram textos e gravuras. Parte do material foi enviada como presente para Sérgio Vaz. Os textos serão apresentados ao poeta nesta quinta-feira (26), em encontro virtual, a partir das 8h30. Neste mesmo dia, uma aluna também vai produzir um bolo em formato de livro com uma das poesias do autor impressa na cobertura.

Mais informações no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, responsável pela Feira Internacional do Livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.